sábado, 13 de agosto de 2011

BAKUMAN




Começou a ser lançado no Brasil BAKUMAN em mangá, já foi postado aqui no blog, mas se trata da história de dois jovens com a ambição de se tornarem profissionais do mangá, com arte e roteiro dos criadores de Death Note, recomendação máxima do Grupo Genshiken.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quais os limites de Neo?

Essa postagem, se dá em virtude sobre uma discussão que começou ontem sobre até onde vai os poderes de Neo, da trilogia Matrix. Já que ele é o "escolhido", ele pode fazer "qualquer coisa"? Eu PENSO que, Neo, apesar de ser "fodástico", ele é limitado. É claro, deixando a narrativa dos filmes de lado, pois o mesmo, precisa de lutas épicas, drama, um par romântico e um desfecho, que tenta prender a atenção de que está assistindo, pois se o Neo "pudesse" acabar com tudo tão depressa, não precisaria de 3 filmes. Enfim...

The Matrix
No Final do 1º filme, Neo é perseguido pelo Smith e seus companheiros agentes, mas Neo é capaz de dribla-los e atingir a linha de conecção, mas é emboscado e fatalmente acertado pelo Smith. Quando isso acontece a uma pessoa conectada neuramente dentro da realidade simulada da Matrix, seu corpo fora da Matrix também morre. Trinity, vendo o corpo de Neo morrer com seu espírito ainda no Matrix, diz ao seu corpo que ele não pode morrer e que a Oráculo tinha anunciado que ela se apaixonar pelo escolhido (The One). Ele levanta, e os agentes, atordoados, tentam atirar novamente. Ele levanta a sua mão e as balas param, suspensas no meio do ar e, em seguida, caem no chão. Então ele olha a sua volta e percebe que ele pode ver o código da Matrix que cria a tudo ao seu redor. Acreditando mais plenamente no seus recém descobertos poderes, ele sem esforço rechaça os golpes do Agente Smith antes de mergulhar no próprio corpo do Agente para destruí-lo por dentro.


(link para o video, pois o mesmo não permite incorporação)


Neo é então visto deixando uma mensagem para as máquinas via telefone, uma advertência de que Neo tem planos de se opor à máquinas, libertando tantas mentes humanas quanto o possível.





The Matrix Reloaded


Aproximadamente seis meses depois dos acontecimentos de The Matrix, surge o segundo filme, The Matrix Reloaded. Neo está totalmente confiante na sua capacidade de manipular o mundo artificial dentro da Matrix - ele pode voar, Tem uma enorme força e velocidade, tem habilidades telecineticas e curativas, e é quase invulnerável. (Link, o novo navegador, comenta sobre Neo usando seus poderes como "dando uma de Superman".) Neo, utilizando o sua visão de código, pode ver através de objetos sólidos como um espécie de visão de raio-X.
Agente Smith (agora conhecido simplesmente como Smith) aparece, e uma mudança dramática se torna aparente. De alguma forma, Smith tinha se separado do resto do código da Matrix quando Neo o destruiu voando para dentro do seu corpo, dando-lhe uma "vida" dentro do sistema da Matrix, independente dos sistemas das máquinas. O Agente Smith não é mais um agente da Matrix, ele tornou-se mais similar a um vírus, capaz de inserir o seu código em outros sistemas, e infectar outros programas e mentes humanas para fazer repetidas clonagens de si mesmo. Neo tenta defender-se de 100 clones Smith, enquanto, Morpheus e Trinity resgatam o chaveiro do seu detentor, Merovingian.




O Arquiteto apresenta a Neo com uma explicação radicalmente diferentes das origem e feitos, alegando que Neo é realmente o sexto "Escolhido". Prossegue, dizendo que Zion foi destruída pelas máquinas cinco vezes antes, e confrontados com o dilema de permitir que a humanidade seja destruída, as cinco "versões antriores" de Neo  têriam ajudado ao reinicio da Matrix, antes de ser autorizado a reconstruir Zion com um punhado de pessoas libertadas. O produtiva saída da Matrix baseia-se este ciclo repetido de destruição e recriação, para manter as mentes humanas em uma estrutura estável. O arquiteto revela que, a Oráculo, é assim como ele, um programa da própria matrix.

[Ela possui o poder de previsão, que ela usa para aconselhar e orientar os seres humanos a tentativa de combater o sistema da Matrix. Mais tarde, ela se revela ser um programa sapiente que faz parte integrante da própria natureza da Matrix. Quer seu poder de previsão ser determinístico ou não é um conceito muito bem tratamento em todos os três filmes. Ela afirma que ela não possui a capacidade de compreender as suas próprias escolhas, explicando que qualquer um pode fazer uma escolha sem que à entendam, incluindo a si mesma. Torna-se claro que os filmes em seu poder não pode ser utilizado para prever as ações de Neo, que possui uma verdadeira vontade uma vez que ele desafia o Arquiteto.
Seu poder de previsão, por outro lado, provavelmente não é uma previsão baseada no conhecimento de uma pré-determinado futuro, mas sim um cálculo; O Arquiteto revelou que a Oraculo era "um programa destinado a investigar a psique humana"; assim, permitindo a Matrix se tornar mais aceitável para a maioria da população humana. Ela exibe um traço para a previsão de eventos diretamente relevantes para a natureza e/ou da programação da matriz, repostas naturais e humanas de acordo com o nível de escolha; isso é mais evidente em sua previsão para Neo escolher entre Morpheus e a sua própria vida. Enquanto o Oracle sabia que os agentes estariam buscando Morpheus enquanto ele estava procurando pelo "Escolhido", e vendo as reações das ações de Cypher (tal como a sua conversa com o Agente Smith), ela previu o evento mais provável. Outro exemplo é a sua previsão sobre a escolha de Neo no segundo filme, The Matrix Reloaded ; ela teria existido durante todas as cinco versões, e se baseando na capacidade de Neo mostrar o seu livre arbítrio, ela supôs uma série de eventos que ocorriam e o levariam a lidar com a fonte.]

O Arquiteto adverte para a aniquilação de todas as vidas humanas dentro e fora da Matrix, se ele não entrar na porta da Fonte para recarregar a Matrix, mas ao contrário de seus antecessores, Neo não entra a porta que vai para a fonte; ele opta por não acreditam nas terríveis consequências das advertências do Arquiteto, para salvar Trinity, o seu amor, da morte certa.
Juntos, eles saem da simulação da Matrix, e voltar ao mundo real. Neo diz a Morpheus que a Profecia foi apenas mais um sistema de controle usado contra eles, e que a destruição de Zion é algo iminente. No entanto, eles não tem tempo para refletir sobre a sua situação atual, como um grupo de Sentinelas começa a fechar as rotas. Neo e os outros são forçados a abandonar a Nabucodonozor, e tentar fazer uma corrida para ele, como o nave é destruído pelos Sentinelas. Mas Neo pára de repente, ele vira para Trynit e diz, "Algo está diferente, posso sentir-las". Da mesma forma que o Sentinelas abordagem, Neo descobre um novo talento, que ele pode influenciá-los no mundo real, exatamente como ele influencia objetos no mundo simulado da Matrix.

The Matrix Revolutions


The Matrix Revolutions inicia imediatamente após os eventos do segundo filme. Após uma última visita a Oráculo, Neo aprende, não é o com a aproximação dos Sentinelas que ele deve se preocupar, mas com o Smith, cuja clonagem se multiplicam e não só irá conduzir a uma falha mortal da Matrix, matando todos os seres humanos e os programas dentro dela, bem como danificar seriamente a própria potência necessária para a cidade das maquinas sobreviverem. Além disso, baseando-se nas explicações anteriores da Oraculo sobre a natureza da escolha, Neo aprende que a afirmação do arquiteto de que a sua escolha para salvar Trinity seria inerentemente levar à extinção da humanidade estava incorreta. A Oracle afirma que, "Você e eu pode não ser capaz de ver passado nossas próprias escolhas, mas que o homem não pode ver qualquer escolha passado", devido à sua natureza como sendo puramente matemático. Neo informando que ele agora tem o poder de escolha para acabar com a guerra e derrotar o Smith, ela diz, "Tudo o que tem um começo tem um fim, Neo". Neo deve retornar à Fonte - neste caso, a fortemente vigiada - cidade das maquinas, na esperança de parar os Sentinelas e Smith.
Neo e Trinity são emboscados pelo passageiro clandestino Bane/Smith, que cega Neo, mas é morto quando Neo descobre que ele ainda pode ver o aura do Smith com um misterioso "terceiro-olho" concedido pelos seus poderes. Neo, com Trinity como piloto, defesas avançam até a cidade das maquinas, mas o esforço é grande demais, e Trinity com ferimentos fatais morre, deixando Neo sozinho para enfrentar a cidade das máquinas.


Neo encontra o "Deus Ex Machina", uma Maquina que seria a "representante de toda a Matrix", e permuta a paz entre homens e máquinas, se ele parar o Smith, que tem impregnado todos os habitantes da Matrix com um clone de si mesmo e ameaça a Matrix com uma possível invasão dos Smith infecionados no código da própria cidade das maquinas. A oferta é aceita; Neo entra na Matrix pela última vez, ao descobrir que o programa Smith clonou todo o mundo simulado, que ele transformou em uma mundo escuro onde as cópias de Smith, vivem. Uma das cópias de Smith passa em frente e luta contra Neo, e parece ter finalmente conseguido poderes dentro da Matrix para fazê-lo (Smith assimilou a Oraculo, ficando mais poderoso). Os dois se envolver numa aparente batalha sem fim entre as duas forças de igual poder. A luta catastróficas deixa os dois em posição de igualdade, como Smith não conseguia derrotar Neo, Neo percebeu também que não poderia ganhar essa batalha. Já não tendo nada a perder (com a morte de Trinity), e tudo a ganhar pela humanidade, Neo intencionalmente sacrifica-se ao Smith e permite a ele a sua vitória, que "infecta" Neo com o programa Smith, ele se transforma em um clone do Smith. Mas quando ele tem sucesso, Neo/Smith clonado mostra rachaduras no seu pescoço e começa a explodir, e todas as outras encarnações de Smith na Matrix fazem o mesmo. (Acredita-se que Neo carregava em si algum "anti-virus" Smith, provavelmente inserido em seu código pelo "Dex EX Machina", com provavelmente Neo sabendo disso.) Finalmente, o vírus- smith é totalmente eliminada do software da Matrix.
Com o fim do filme, vemos um gato preto andando abaixo uma calçada destruída. Ela pára, aparece para digitalizar como a própria Matrix é reiniciada, e repete e recomeça o seu funcionamento. (Esta foi uma alusão a uma cena onde Neo vê um gato preto aparece duas vezes em The Matrix ", um indício de que algo tenha sido alterado dentro do código da Matrix. Para Neo, isto foi uma experiência de déjà vu).
Sati, um novo programa criado na Matrix, desperta, reúne-se com a Oraculo, e cria um colorido amanhecer em homenagem ao Neo. Sati pergunta se vamos ver Neo novamente. A Oraculo diz, "eu tenho suspeitas que sim".
Bom, esse foi um "resumo resumido" da trilogia matrix, abaixo, a descrição dos poderes de Neo.

Neo tem o seu início do código fonte da Matrix, conhecido como o Programa Prime. Isto dá-lhe a capacidade de manipular a realidade simulada da Matrix, uma habilidade que ele utiliza como diferentes super-poderes.

O poder que ele apresenta na maioria das vezes é a telecinese, que permite Neo levite, mova, eleve, e até mesmo divida objetos. Ao levitar o próprio Neo pode voar em velocidades surpreendentes e saltar grandes distâncias. Embora sua velocidade nunca é especificada, ele voa a partir da montanha herdade de Merovingian à rodovia "Sul 500 milhas", em menos de 15 minutos, o que implica que a sua "a velocidade de cruzeiro" é superior a três vezes o velocidade do som. A sua velocidade de vôo é mais exemplificado pela sua capacidade de "voar mais rápido" que uma explosão de fato acontecer, enquanto ele voa, os objetos ao seu redor tendem ficar distorcidos, ou esmagados; as emissões sônicas na esteira tem o poder de anular direção de veículos pesados.


Além disso, Neo possui uma força sobre-humana e agilidade, e é capaz de gama de ataques que mataria ou incapacitaria um ser humano normal com relativa facilidade. Contudo, a sua força e resistência tem limites. Mesmo que ele podesse bloquear uma espada com a ponta do seu dedo, ele recebeu um pequeno corte, indicando (como o Merovingian salientou), que ele ainda era humano, apesar de sua competência. 

(Atenção especial aos 02:31 - 02:45) Sua resistência também é finita: quando confrontado por massas de clones do Smith no segundo filme, Neo foi forçado a fugir, em vez de continuar lutando, e após a saída da Matrix, ele apareceu visivelmente cansado e sem respiração.


Ele também pode esquivar de balas de um modo semelhante ao Agentes (ou detê-las abertamente com sua telecinese). Ainda assim, acredito que de forma limitada, se por exemplo milhares de pessoas atirasse nele, é provável que Neo não conseguiria conter milhares de balas por algum tempo.Neo também possui a capacidade de executar uma série sem precedentes de programas de combate simultaneamente; ele é, portanto, um mestre de todos as artes marciais conhecidas, incluindo Kung FuKarateEsgrima, e Taekwondo (Contudo, as séries de ações em comabtes de Keanu Reeve, assim como todo o elenco, enfatizam o Wushu).
Ele tem demonstrado a capacidade de curar as pessoas na Matrix, mesmo ao ponto de resurrecta-las quando recentemente falecidas (embora a dimensão e os limites dessa capacidade não sejam conhecidos) e de um pequeno tipo de precognição. Este tem sido descrito como "ver o mundo sem tempo", ou imagem possíveis futuros como um jogador de xadrez olhando vários movimentos futuros.
No mundo real, Neo tem um certo grau de conectividade sem fio com o sistema da Matrix: ele pode sentir a presença das máquinas, e até mesmo interferir na sua função. Aparentemente, devido ao seu estatuto como escolhido (The One), que tem uma ligação direta à fonte, e, portanto, pode também afetar as máquinas ligadas a ele. Além disso, depois que ele fica cego na luta contra o Smith/Bane, Neo recebe a habilidade de ver tudo ligado à fonte, incluindo a própria cidade das maquinas, como silhouetas de luz dourada.

domingo, 7 de agosto de 2011

Pablo Constantine



Disse para um amigo que estava desenhando um auto-retrato.
Ele perguntou:
-De quem?
¬¬"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...