quinta-feira, 19 de maio de 2011

RPG como trabalho de MESTRADO possivel ?

Olá a todos os visitante o nosso blog de hoje.
Vim aqui mostrar que não só o RPG pode ser tratado como trabalho de pos-graduação mas também Animes, Quadrinho e Games .

Então aqui vou deixar uma lista de bibliografias de livros e testes de mestrado sobre o gênero.
Livros de RPG na educação:

HIGUCHI, Kazuko Kojima. RPG: o resgate da história e do narrador. In: CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola. São Paulo, Cortez, 2000 (Col. Aprender e Ensinar com Textos), p. 175-211.

+ adicional: esta editora tem bastante prestígio em publicações científicas

MARCATTO, Alfeu. Saindo do Quadro. São Paulo: editora do autor, 1996

PAVÃO, Andréa. A Aventura da Leitura e da Escrita entre Mestres de Roleplaying Game (RPG). 2a edição. São Paulo: Devir, 2000.

+ adicional: publicação em livro de dissertação de mestrado

ROCHA, Mateus Souza. Desvendando o Role Playing Game: história, definição e prática. 1a edição. Teresópolis-RJ: Novas Ideias, 2010.

+ adicional: jogador de RPG; publicação em livro de dissertação de mestrado; destaques para a história do conceito ‘jogo’ e para a história dos jogos de RPG

RODRIGUES, Sônia. Roleplaying Game e a pedagogia da Imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

+ adicional: publicação em livro de tese de doutorado, sendo a primeira sobre RPG no Brasil. Existe também mestrado no ano de defesa, em 1997

TANAKA, Marcos. SIMPLES – Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem Através de uma Estratégia Motivadora. São Paulo: editora do autor, 2004.

ZANINI, Maria do Carmo (org.). Anais do Iº Simpósio RPG & Educação. São Paulo: Devir, 2004

GAMES:TRABALHO DE CONCLUÇÃO DE CURÇO

JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO:

Um Estudo da Proposta dos Jogos Estratégicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E

ESTATÍSTICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

______________________________________________________

JOGOS ELETRÔNICOS E PROFESSORES: PRIMEIRAS

APROXIMAÇÕES.

Juliana Santana Moura

1

GT2 – Jogos Eletrônicos e Educação

_________________________________________________________

OS JOGOS ELETRÔNICOS: ARTEFATOS CULTURAIS,

TECNOLÓGICOS E VIRTUAIS NA SOCIEDADE DA ERA

DIGITAL

Welerson Rezende Morais

Mestrando em Educação Tecnológica

Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG / Grupo de

pesquisa AMTEC/CNPq)

welerson.rm@gmail.com

Ricardo Luis Aguiar Assis

Mestrando em Educação Tecnológica

Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG / Grupo de

pesquisa AMTEC/CNPq)

aguiarassis@gmail.com

______________________________________________________________

HISTORIA EM QUADRINHO:

História em Quadrinhos:

Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História

Marjory Cristiane Palhares


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS DISCURSIVOS: A

RELAÇÃO DA ESCOLA COM OS QUADRINHOS

BORDIN, Amanda (PIBIC – Fundação Araucária/UNIOESTE)

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (UNIOESTE



ANIME E MANGÁ

PRODUÇÃO DE SENTIDOS DAS CRIANÇAS SOBRE UM ANIMÊ –

DESENHO ANIMADO JAPONÊS

Adriana Hoffmann Fernandes

__________________________________________________

MANGÁS E SUA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA NO

ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CTS

Luana von Linsingen

____________________________________________________


MARQUES, Renato. A febre dos mangás.

In:

ciadaescola.com.br/noticias/noticia.asp?n

oticia=37095, 6 de setembro de 2005,

página acessada em 06/06/2006.

____________________________________________________

MARTINS, Isabel. O papel das

representações visuais no ensinoaprendizagem de ciências. In: Anais do I

ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 1997.

_______________________________________________________

MEIRELES, Selma Martins. O mito nas

histórias em quadrinhos: um exemplo a

partir de mangás; 2001. Acessado em:

http://www.eca.usp.br/nucleos/nphqeca/

agaque/ano3/numero3/agaquev3n3_com

1.htm (06/06/06).

_________________________________________________

Murilo; PINHEIRO, Terezinha de Fátima.

Abordagem CTS e os PCN-EM: uma nova

proposta metodológica ou uma nova visão

de mundo?. In: Anais do V ENPEC, Bauru,

SP, 2005.

________________________________________________

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a

rendição da cultura à tecnologia. São

Paulo: Nobel, 1994.

__________________________________________________

TESTONI, Leonardo André; ABIB, Maria

Lúcia Vital dos Santos. A utilização de

histórias em quadrinhos no ensino de

física. In: Anais do IV ENPEC, Bauru, SP,

2003.

______________________________________________________

Bem, alguns trabalho que encontrei sobre esses gêneros

tomara que tenha agradados a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...