domingo, 5 de junho de 2011

DORORO - Osamu Tesuka


Ambientado no Japão Feudal, Dororo é uma história de aventura e suspense, com toques de terror. Daigo Kagemitsu, vassalo de um general samurai, oferece a 48 demônios 48 partes do corpo de seu seu corpo de seu filho ainda por nascer. Em troca, ele pede o domínio sobre todo o Japão. Por causa do pacto, o bebê nasce frágil e é atirado ao rio, de onde é resgatado por um curandeiro, que lhe coloca próteses. O menino recebe o nome de Hyakkimaru, cresce e descobre sobre sua maldição. Agora cada um dos 48 demônios que ele matar trará de volta uma parte de seu corpo - bem como sua humanidade, que lhe foi roubada. Sua jornada sobrenatural se passa junto a Dororo, um menino ladrão, por entre fantasmas e demônios.
É um mangá de Osamu Tezuka, ponto. Não que isso bastasse, Dororo se diversifica de outros trabalhos do autor pelo suspense e tratar-se de demônios e fantasmas no formato oriental (não entendo por que muitos autores de mangá insistem em tratar desse tema de uma forma ocidentalizada), destaque para a narrativa em ritmo de cinema, onde a ação acontece e a história te prende, o traço é aquele que é marca de Tesuka. Poucas histórias conseguem equilibrar tão bem drama, ação e suspense dessa forma. Dororo já foi adaptado pra o cinema e ganhou um game para o Playstation 2 com o título Blood Will Tell.
Do autor, muito do que o mangá é hoje é devido à ele, dedicou sua vida ao mangá e elevou seu patamar à todos os públicos, mesmo vivendo o terror e a destruição causados pela 2ª Guerra Mundial, seu legado é um exemplo para os quadrinhos e para o mundo.

"Quando se faz o que se gosta, você é naturalmente bom."
Pablo Constantine

Outras obras do Autor:
- Astro Boy
- A Princesa e o Cavaleiro
- Os três Adolfs
- Metrópolis
- Kimba, o Leão Branco
(Esse último você deve conhecer como "O Rei Leão", animação da Disney descaradamente plagiada.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...